TAXONOMIAS: NOVAS REGRAS

CLC_Site_BannerNovidades

TAXONOMIAS: PUBLICADAS NOVAS REGRAS PARA CONSTRUÇÃO DO BALANÇO E DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS – 17/01/2019

Validade as Demonstrações Financeiras com base nas Taxonomias no TOConline

Antes de emitir as respetivas demonstrações financeiras, o TOConline valida o saldo esperado de cada conta alertando o contabilista para eventuais erros nos lançamentos, desta forma os contabilistas poderão emitir as demonstrações financeiras com a garantia que serão construídas com as mesmas regras que a AT irá aplicar no preenchimento da IES, evitando erros na comunicação dos dados no final do exercício.

Para consulta do balanço com as regras das taxonomias, basta aceder ao menu: Contabilidade  > Relatórios > Demonstrações Financeiras, Balanço. Na extração do Balanço, no filtro Configurações do Balanço e escolher a opção Taxonomias.

As novas regras para a construção do Balanço e da Demonstração de Resultados

Foi publicado pela Autoridade Tributaria novas regras para a construção do Balanço.  Estas alterações encontram-se disponíveis  no site da AT, para aceder a esta informação consulte o documento Saldos e Demonstrações Financeiras por Taxonomia.

Com esta atualização, já é possível, ter saldos contra natura nas contas 21, 22 e 2711, no momento de submissão do ficheiro SAF-T. 

Passamos de seguida a analisar cada uma destas contas e qual o impacto destas alterações na construção do Balanço:

     Conta 21xx :

    As taxonomias referentes às contas 21 SNC (com a exceção das contas de adiantamentos e perdas por imparidade), quando apresentadas com saldo de natureza credora, passam a ser classificadas no Balanço em Passivo, na rubrica Adiantamento de Clientes ou na rubrica Outros Passivos Correntes, caso o reporte seja de acordo com o normativo SNC Base ou SNC Microentidade.

     Conta 22xx e 271xxx:

    As taxonomias referentes às contas 22 e 271 SNC (com a exceção das contas de adiantamentos e perdas por imparidade), quando apresentadas com saldo de natureza devedora, passam a ser classificadas no Balanço, no Ativo  na rubrica Outros crédito a receber ou Outros Ativos Correntes, caso o reporte seja de acordo com o normativo SNC Base ou SNC Microentidade .

 

Saldos e Demonstrações Financeiras por Taxonomia

Ficheiro Folha de Cálculo

Newsletter

Deixar uma resposta

Close Menu